O que é TDAH e déficit de atenção?

Saiba mais sobre TDAH e déficit de atenção e se há diferenças entre elas.

12/2/20234 min read

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

O DDA (Déficit de Atenção) é um distúrbio que tem como principais características a falta de concentração em atividades rotineiras e, em alguns casos, a impulsividade.

Qual a diferença entre TDAH e déficit de atenção?

Anteriormente, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade era dividido em dois: Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Os sintomas hiperativos e impulsivos eram associados ao TDAH, enquanto os sintomas de desatenção eram diagnosticados como TDA.

Existe alguma diferença? Não mais. Em 1994, os médicos decidiram que todas as formas de transtorno de déficit de atenção seriam chamadas de “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade”, ou TDAH, mesmo que a pessoa não fosse hiperativa

Tipos de TDAH?

Existe três tipos de TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — são: hiperativo/impulsivo, desatento e misto/combinado. Cada um deles se caracteriza por um conjunto de sintomas comportamentais descritos no DSM-V — Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais.

Tipo hiperativo/impulsivo

Pessoas com TDAH hiperativo/impulsivo sentem necessidade de se movimentar constantemente, costumam ser inquietas e têm dificuldade em permanecer sentadas. Nas interações com os outros, costumam falar muito, interromper as falas do interlocutor e completar suas frases antes que ele termine de completar seu raciocínio.

Tipo desatento

Pessoas com TDAH tipo desatento cometem erros por descuido, pois têm dificuldade em manter a atenção, em seguir instruções detalhadas e organizar tarefas e atividades. Também podem ter uma memória de trabalho fraca, se distraírem facilmente com estímulos externos e perderem coisas constantemente.

Tipo misto/combinado

Pessoas com TDAH tipo misto/combinado demonstram seis ou mais sintomas de desatenção e seis ou mais sintomas de hiperatividade e impulsividade.

Como identificar o TDAH e seus tipos

O DSM-V lista nove sintomas que indicam o TDAH hiperativo/impulsivo e outros nove que sugerem TDAH desatento.

O diagnóstico de uma criança com TDAH é feito pela observação da presença de pelo menos seis dos nove sintomas perceptíveis por pelo menos seis meses em dois ou mais ambientes, por exemplo, em casa e na escola.

Além disso, os sintomas devem interferir no funcionamento ou no desenvolvimento da criança e pelo menos alguns deles devem ser aparentes antes dos 12 anos. Adolescentes e adultos precisam demonstrar apenas cinco desses sintomas em vários ambientes.

Sintomas que você precisa saber

Tipo hiperativo/impulsivo

O diagnóstico de TDAH tipo hiperativo/impulsivo é feito quando a pessoa apresenta ao menos 6 dos seguintes sintomas:

  1. Inquietação.

  2. Dificuldade em permanecer sentado (na sala de aula, no trabalho ou em outras situações onde deveria permanecer sentado).

  3. Corre ou se movimenta com agitação em situações inadequadas.

  4. Incapacidade de brincar ou se envolver em atividades de lazer em silêncio.

  5. Incapacidade de permanecer parado (em restaurantes, reuniões) por um longo período sem sentir desconforto.

  6. Fala excessiva.

  7. Deixa escapar uma resposta antes que a pergunta seja completada (completa as frases das pessoas).

  8. Dificuldade em esperar sua vez (na fila ou em uma conversa).

  9. Interrompe ou se intromete em conversas, jogos ou atividades; usa as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão.

TDAH Tipo desatento

O diagnóstico de TDAH tipo desatento é feito quando a pessoa apresenta ao menos 6 dos seguintes sintomas:

  1. Não dá atenção aos detalhes ou comete erros por descuido nas tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades.

  2. Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (dificuldade em permanecer focado em palestras, conversas ou leituras demoradas).

  3. Não parece ouvir quando falam com ele diretamente (a mente parece estar em outro lugar, mesmo na ausência de qualquer distração).

  4. Tem dificuldade de seguir as instruções e não termina as tarefas escolares ou de trabalho (inicia tarefas, mas rapidamente perde o foco e é facilmente desviado).

  5. Dificuldade em organizar tarefas e atividades (dificuldade para gerenciar tarefas sequenciais, manter materiais e pertences em ordem, organizar o trabalho, gerenciar o tempo e cumprir prazos).

  6. Evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exigem esforço mental sustentado (trabalho escolar ou de casa; preparação de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de papéis extensos).

  7. Perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (materiais escolares, lápis, livros, ferramentas, carteiras, chaves, papelada, óculos, telefones celulares).

  8. Se distrai facilmente por estímulos externos e internos (pensamentos, sensações).

  9. Esquece de fazer as atividades diárias (tarefas, dar recados, retornar ligações, pagar contas, manter compromissos).

Tipo misto/combinado

O diagnóstico de TDAH tipo misto/combinado é feito quando a pessoa atende às diretrizes para TDAH desatento e TDAH hiperativo/impulsivo. Ou seja, deve apresentar 6 dos 9 sintomas listados para cada subtipo.

Referências:

ROHDE, Luis Augusto; BARBOSA, Genário; TRAMONTINA, Silzá and POLANCZYK, Guilherme. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2000, vol.22, suppl.2 [cited 2020-11-24], pp.07-11.

DESIDERIO, Rosimeire C. S. and MIYAZAKI, Maria Cristina de O. S.. Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH): orientações para a família. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2007, vol.11, n.1 [cited 2020-11-24], pp.165-176.